New short link!

domingo, 31 de maio de 2009

Um torno à desenrasca


Não, isto NÃO é EXACTAMENTE um Torno, mas num enrascanço, faz algo como trabalhos de Tornearia simples, em peças pequenas.

Claro, se tiverem um Berbequim Monstro, dará para mais... Mas quem tem um Berbequim Profissional, terá dinheiro para um Torno. Ou já não, que a vida está dura.

As noções de Segurança no manuseio de máquinas aplicam-se aqui a dobrar, claro. Vejam na Net, se não sabem.

A imagem é elucidativa, uma questão de prender num Torno firmemente seguro por parafusos numa Bancada de Trabalho. Usem placas de Madeira ou Borracha para evitar que o Torno danifique o Berbequim, e prendam a peça a ser torneada no mandril do tal Berbequim.

Fixem uma placa metálica na bancada, e usando um Torno mais pequeno, trabalhem na peça com ferramentas de corte, ou até pedaços de limas, e outro aço duro, presas nesse Torno. Uma base larga em Madeira permite mais estabilidade ao Torno, e também desliza mais fácilmente sobre a Placa metálica.

Mas não é tudo:



Se a base de Madeira do Torno que segura as ferramentas de corte tiver uma ponta, e exactamente debaixo da peça a ser torneada, se colocar, firmemente fixa, uma Bitola, na imagem a Amarelo, que guia a ponta, com jetito, fazem-se várias peças iguais.

É bom! :)

Tudo o que envolve altas rotações e máquinas, deve ser manuseado com cuidado. Evitem trabalhar nisto com cabelos ou roupas compridas, NUNCA segurem nas mãos uma peça de corte, apontando para cima, para a peça a tornear, e não devem haver problemas.

sábado, 30 de maio de 2009

Geradores eólicos


...Ou mais prosaicamente, Geradores a Vento.

O Gerador de cima é feito com tubos de PVC(!), e do mais fácil que há...
http://www.velacreations.com/chispito.html



Este, pia mais fino, explica a Corrente Trifásica, é o Link para um Instructable, e já vem num Documento .Pdf, é de consultar:

http://static.instructables.com/orig/FAG/WAR7/BRBEYKVV73O/FAGWAR7BRBEYKVV73O.pdf

Se se meterem a fazer Geradores, não se esqueçam que os Discos Rígidos usados são uma fonte destes Ímanes de Neodímio, fortes que se farta:

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Parte 2: À linha

Voltando ao Wings 3D (Post de ontem), vamos então fazer o programa desenhar à linha por nós...

Quando o objecto está feito, guardem-no como está, ObjectoXPTO, e façam depois uma versão de Desenho à linha, algo como guardar como ObjectoXPTODesenho, porque o Objecto vai ser mudado.
Depois vão ao menu File>Export>Cartoon edges (.eps), e em Edges, seleccione None.


Imaginemos um Objecto como este, e não se esqueçam que carregando em "O", podem ver o Objecto ou em Perspectiva, ou numa Vista Cavaleira, ou Isométrica:


Quando se passa ao Desenho Cartoon edges...
Faltam umas linhas, não é?

Truque nº 1: Elevem muito ligeiramente as faces que não têem as linhas, todas à mostra, como aqui:


Faltam os pinos, que não têem as arestas da base a aparecer;

Truque nº2, seleccionem as faces do topo, e depois, botão direito do rato, Extract region>Normal, e movam as faces extraídas PARA A BASE:



Para tudo o resto, dêem-lhe com o
Truque nº 3, que é seleccionar as arestas que faltam, e botão direito, escolham Bevel, escolham Preto, para a cor para esse Bevel, e façam o tal Bevel com muito cuidado, ou então vão ter linhas mais espessas:



É por isso que este é o Truque nº 3, os outros dois devem ser usados primeiro, que são mais fáceis.

Podem notar as arestas facetadas, pouco arredondadas do Objecto, isso corrige-se com a escolha de Cilindros com 32 em vez de 16 faces, depende do Desenho. Quanto a Desenhos à linha com peças transparentes, escolham um material novo, e façam esse material 0% Opaco.

...E o formato .eps pode ser convertido em .jpg com o Programa de Desenho grátis, e para todos os PCs, o Gimp

Pronto, o resto é convosco, MAÕS À OBRA!

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Como desenhar a 3D, grátis Parte 1:

Suponhamos que quer fazer uns Desenhos à Linha, por exemplo, para uma Patente.
Ou apenas um esboço, para mandar fazer algo, a um Serralheiro, etc.
Nem todos são dotados para o desenho, mas todos podem fazer um objecto em 3D, com este programa, instalável em qualquer Sistema Operativo, e GRÁTIS: Wings3D
Descarregue o programa desse Link, e um exemplo que o ensinam a fazer tudo:
http://www.wings3d.com/doghouse.php


PARA AMANHÃ:
Como fazer imagens 3d em Desenho à linha!

quarta-feira, 27 de maio de 2009

The Boy Mechanic, 700 ideias, aproveitem algumas

O Projecto Guttemberg disponibiliza livros grátis, em versão electrónica, .Pdf, Word, etc.

Têem assim, à vossa disposição, este livro da Popular Mechanics, uma compilação de mais de 700 projectos, conselhos, e ideias, para toda a espécie de Engenhocas, como fazer um Torno com tubagem de Canalização, um curso de fundição em Alumínio, ou um Holofote de Arco eléctrico, para além de vários motores eléctricos, a vapor, ou a gasolina.


Ah, e trata-se mesmo dum livro .Pdf, não é uma data de imagens de páginas por scan, portanto podem procurar os artigos por palavras-chave.

Portanto, sigam este Link, e sejam felizes:

The Boy Mechanic

terça-feira, 26 de maio de 2009

Uma máquina CNC

Ora vivam, Engenhocas deste País!
Vou começar por este faz-tudo, uma máquina CNC:



É uma máquina que deposita um líquido à escolha, normalmente Plástico, que depois solidifica numa peça que se tenha feito num programa CAD.

Atenção, tudo neste sistema é de baixo custo, ou mesmo grátis, portanto, dinheiro não é problema, nem o é a falta de experiência, que eles vão até ao detalhe de ensinar a CORTAR OS FIOS da parte eléctrica/electrónica!

...E nâo se esqueçam os Engenhocas que gostam de desmontar Sucata, os Motores Stepper podem ser recuperados duma Impressora!!!

O que eu gostava é de divulgar alguma destas já Made in Portugal, por isso, se já há uma cá feita, digam-no, nos comentários...

Ora cá vai o Link:

Fabathome.org